segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

CASAMENTO ´UMA INSTITUIÇÃO CRIADA POR DEUS.



 Gn.2:18 – “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora idônea que esteja diante dele”
Ao formar o homem a sua imagem e semelhança, o Senhor sentiu a necessidade de criar a mulher para que o homem não fosse um solitário plantado no Jardim do Éden. Podemos então perceber que desde o início da criação o projeto de Deus era que dali surgisse a primeira família do “frutificai e multiplicai-vos”.
Gn.1:27,28 – “E criou Deus o homem à sua imagem; a imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou, e Deus os abençoou, e Deus lhes disse:Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra; e dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre todo animal que se move sobre a terra.”
Embora houvesse tido a queda, através da tentação e do pecado, a palavra de Deus que permanece para sempre, em todo o decorrer da Bíblia, ela nos aponta para a direção de que o Senhor ama a união entre um homem e uma mulher.
Quando Deus determinou a Noé a construção da arca, até os animais levados formavam pares.
Uma união estável faz parte deste projeto!
Mt.19:5 – “Portanto deixará o homem o pai e a mãe; e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus juntou não separe o homem.”
Esta foi a resposta de Jesus, ao ser inquerido pelos fariseus acerca do divórcio.
Vemos atualmente uma grande confusão com respeito ao casamento: homens e mulheres se unindo em matrimônio sem a perspectiva de levar este compromisso a sério. A argumentação usada é esta:
- Se não der certo a gente se separa, mas não deve ser assim!
Na maioria dos casos a separação ocorre por motivos banais e a tolerância é zero. Muitos não chegam  a se conhecer verdadeiramente.
 A vida  em comum não é fácil, principalmente porque os casais procedem de famílias com estruturas diferentes em seus usos e costumes. O que pode ser bom para um, não é legal para o outro. Com isto, não quero dizer que muitas vezes há razões de sobra para a separação, maltratos e traições não devem ser tolerados.
Mas existe uma palavra apropriada para evitar estes conflitos: moderação.
II Tim.1:7 – “Deus não nos deu um espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”
Moderação significa domínio próprio, autocontrole, sem grandes arroubos ou impulsos repentinos. Esta é uma das melhores qualidades que uma pessoa pode ter, pois através disto, suas ações podem ser repensadas diminuindo consideravelmente o risco de se cometer algum engano.
Fil.4:5 – “Seja a vossa equidade notória a todos os homens.”
Finalizando, Salomão em Eclesiaste deixou o seguinte recado:
Ecl.4:9,11 – “Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho. Porque se um  cair o outro levanta seu companheiro. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!