quinta-feira, 6 de agosto de 2020

RESGATE

   A palavra ga’al (resgatador) ou padah (pagador), no hebraico, significa a salvação mediante um pagamento para a libertação de quem, por algum motivo se encontra refém de uma situação. No sentido geral, vemos equipes de resgate que buscam perdidos ou acidentados. Podemos também resgatar títulos de dívidas e assim ficarmos quites com nossos credores.
No Antigo Testamento a palavra resgate refere-se a um ato legal praticado por um parente: “o resgatador”.
Rute, nora de Noemi, conseguiu resgatar as terras de sua sogra que haviam sido abandonadas num momento de fome, ao casar-se com Boaz, o resgatador.
Rt.3.9 – “E disse ele: Quem és tu? E ela disse; sou Rute, tua serva, estende tua aba sobre mim, porque tu és o remidor.”
O conceito de resgate, no Antigo Testamento, também era aplicado, além de propriedades, para animais ou pessoas que, de alguma forma estavam presas à circunstâncias; e através de um pagamento tornavam-se livres de seus opressores.
Dt.15:15 –“E lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito, e de que o Senhor teu Deus te resgatou.”
A sunamita, cujo filho foi ressuscitado pela oração feita por Eliseu quando ainda habitava na terra dos filisteus, recebeu suas terras de volta através da exposição deste milagre levada ao conhecimento do rei de Israel por Geazi, ajudante do homem de Deus.
II Re.8:6 – “E o rei perguntou a mulher e ela lho contou: então o rei lhe deu um eunuco, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas da terra desde o dia que deixou a terra até o dia de hoje.”
Estas histórias são pequenas ilustrações do que Jesus, nosso resgatador, fez por nós. O Novo Testamento enfatiza o preço pago pela nossa libertação: o precioso sangue de Jesus.
I Pe 1:18,19 – “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis com a prata e o ouro fostes resgatados de vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.”
O resultado deste resgate, além da remissão de nossos pecados é a motivação de uma vida de santidade e a liberdade de servirmos ao Senhor dos Senhores: Jesus.
Jo.8:36 – ”Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
Jesus através da sua crucificação e morte nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós. Ele veio para rasgar nossos títulos de dívida, comprou nossos direitos de salvação.
Gl.3:13 – “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós: porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.”
Col.2:14 – “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-as na cruz.”
Podemos afirmar, usando as mesmas palavras de Jó: O meu Redentor vive! (Jó:19:25)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!