terça-feira, 13 de outubro de 2020

AS ESTRATÉGIAS DE EZEQUIAS

  II Cr.29:1 – “Tinha Ezequias vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era a sua mãe Abia, filha de Zacarias.”

Apesar de Ezequias ter tido um pai ímpio, Acaz, não seguiu o seu exemplo, e fez o que era reto diante do Senhor. Trouxe de volta os sacerdotes e levitas, que purificaram o templo, renovando o concerto com Deus e restabelecendo o culto de adoração,  e através da celebração da páscoa, reuniu todo o povo, convidando-os ao arrependimento.

II Cr.32:1 –“Depois destas cousas e desta fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria e entrou em Judá e acampou-se contra as cidades fortes e tentou separá-las para si.”

Ezequias fazia o que era reto perante Deus, mas mesmo assim foi afrontado pelo rei da Assiria!

 Vemos que a fidelidade não o deixou imune diante do inimigo, mas Deus sempre nos dá uma direção quando somos afrontrados; e Ezequias usou destas estratégias com grande sabedoria:

1 – II Cr.32:3 – “Teve conselho com seus príncipes e os seus varões, para que tapassem as fontes de águas, que havia fora da cidade.”

Sem água o exército atacante não sobreviveria ou se enfraqueceria, perdendo o interesse da conquista.

2 – II Cr.32:5 – “E ele se fortificou, e edificou o muro quebrado até as torres, e levantou outro muro para fora, e fortificou a Milo, na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância.”

A cidade estava vulnerável, com seus muros quebrados, e havia espaço para o inimigo adentrar e, para enfrentarmos qualquer tipo de batalha, precisamos estar preparados, fortificados e bem armados e as brechas reparadas. Temos que usar  de todos os recursos para enfraquecer as forças contrárias, evitando o ataque.

3 – II Cr.32:7 – “Esforçai-vos e tende bom ânimo. Não temais nem vos espanteis por causa do rei da Assíria, nem por toda a multidão que esta com ele, porque há um maior conosco do que com ele.”

Uma palavra positiva e de ânimo sempre nos fortalece, mas quando sabemos quem está à frente de nossas guerras, nos tornamos imbatíveis.

II Cr.32:8 – “Com ele está o braço de carne, mas conosco está o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras.”

É o Senhor dos Exércitos que vai diante de nós em qualquer batalha e antecipadamente podemos glorificá-Lo por isto!

Sempre há um propósito quando temos qualquer tipo de enfrentamento, seja para nosso aprendizado ou para nosso crescimento, mas podemos prever que teremos bons resultados, quando sabemos em quem confiamos.

O amor de Deus não pode ser medido por aquilo que passamos, porque nunca receberemos uma carga maior do que a que pudermos suportar. Haverá sempre um livramento, uma estratégia dada por Deus para o escape, se nos mantivermos fiéis.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!