quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PERIGOS DO ISOLAMENTO

E disse o Senhor: Não é bom que o homem esteja só.

Longos períodos de isolamento se transformam em rebelião.

Nossas mentes ficam desajustadas, pois sabemos que a brecha instaurada pela solidão transforma os pensamentos numa cascata de maus presságios, e daí surgem suas principais características: suicídio, fuga, introspecção, medo exacerbado, falta de compaixão e de amor e egoísmo.

Há um ditado que diz: ‘Mente vazia é oficina do diabo’, e realmente esta é uma realidade que estamos vivenciando, na qual o poder da mente é ativado para cometermos atos que em nossa vida cotidiana normal não faríamos.

Na Bíblia temos um exemplo bem apropriado:

I Sam. 11:1ª – “Na primavera, época que os reis saiam para guerra, Davi enviou para a batalha Joabe, com seus oficiais e todo o exército de Israel.”

Vejamos: Davi era um homem de guerra, mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus, e estava geralmente à frente de todas as batalhas; o ócio, porém, o levou a pecar.

A primavera era a época apropriada para a conquista de novas terras, e Davi, no isolamento de seu quarto, avistou pela janela uma bela mulher se banhando no lago, e a tentação tomou conta dele e isto o atraiu para o adultério e, por fim, ao homicídio; pois colocou o marido da mulher que cobiçara na linha de frente, com intenção de que fosse morto na guerra. E assim morreu Urias (marido de Beteseba).

Deut. 17:17ª – “O rei não deverá tomar para si mulheres; se o fizer, desviará seu coração.”

Através disto, podemos afirmar que o ócio e o isolamento não são saudáveis nem benéficos, pois podem se transformar em grandes tragédias.

Que este período de isolamento e afastamento dos nossos queridos não provoque uma rebelião interna em nossos corações, e que possamos dedicar mais tempo às orações e intercessão pelos mais fracos na fé.

Deus é compassivo, misericordioso e perdoador, e após a confissão dos seus pecados (Sl.51), Davi se reconciliou com o Senhor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!