segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O GRANDE PROFETA - ELIAS

 Elias, seu nome significa: Jeová é o meu Deus.

Elias foi um dos maiores profetas do Antigo Testamento; nascido em Tisbete, na Galiléia, mas habitava em Galaade. Sua aparência era de um homem rude, peludo e tinha seus rins, cingidos com uma cinta de couro (II Re.1:8).

Deus o usou sobremaneira e suas profecias foram cumpridas na sua integralidade, era um homem totalmente voltado para as coisas de Deus, e  submetido à sua vontade.

Seu ministério iniciou-se no tempo de Acabe, rei de Israel, que ao casar-se com Jezabel, uma mulher idólatra e impetuosa, tornou-o um homem fraco e dependente de todos os mandos de sua mulher, e portanto indigno de ser o rei de Israel. Sua conduta irritou profundamente a Elias, pois diante  de tal procedimento, modificou a religião nacional de Israel tornando-os, em sua maioria, também idólatras (I Re.16:30,33).

Em seu tempo houve um grande seca, prevista por Elias, que se apresentou ao rei Acabe dizendo que devido a sua apostasia seu reino seria assolado.

I Re.17:1 – “Então Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade  disse a Acabe:

Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja presença estou, que nestes anos nem orvalho e nem chuva haverá, senão segundo à minha palavra.”

Depois desta sentença, o Senhor falou para Elias se esconder junto ao ribeiro de Carite, perto do rio Jordão. O Senhor também o proveu de alimentos que eram levados pelos corvos.

I Re.17:6 – “E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne a noite, e bebia água do ribeiro.”

Mas quando os ribeiros secaram Elias foi alertado por Deus para procurar uma viúva, em Sarepta, que o sustentaria. Ao chegar em sua casa a viúva ficou espantada com seu pedido, pois tinha somente um punhado de farinha e um pouco de óleo para fazer pão para si e seu filho, na certeza que seria a sua última refeição. Elias então lhe disse: Não temas, faze primeiro um bolo de pão para mim e depois para ti e teu filho, pois a farinha da tua panela não faltará, nem o azeite da botija, até que a chuva venha, e assim sucedeu.

Entretanto, seu filho adoeceu e morreu, e sua mãe indignou-se e falou ao profeta:

I Re.17:18 – “Que tenho eu contigo? Homem de Deus. Vieste aqui para trazer a memória dos meus pecados e matar meu filho?”

Elias então tomou-lhe o filho dos braços e levou-o aos seus aposentos e clamou pela misericórdia de Deus, que o ressuscitou.

Vês? Teu filho vive! Então a mulher lhe disse: Nisto conheço agora tu és homem de Deus, e que a palavra de tua boca é verdade.

Passados três anos, o Senhor pediu a Elias que se apresentasse a Acabe avisando que as chuvas chegariam. A fome era extrema e o mordomo de Acabe, temente a Deus, foi convocado para buscar fontes de água e erva para alimentar os cavalos do seu rei. No meio do caminho encontrou-se com Elias que lhe falou:

I Re.18:7b,8 – Ès tu o meu senhor Elias? Ele lhe respondeu: Eu sou, vai e dize ao teu senhor: eis que aqui está Elias, Obadias temeroso lhe falou: Não houve nação ou reino que meu senhor não o procurasse, como vou falar-lhe que o senhor está aqui? Quer que ele me mate?

Elias lhe respondeu:

I Re.18:15 – “Vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me mostrarei a ele.”

Acabe então foi ao seu encontro, dizendo que Elias era ‘o perturbador de Israel’, mas Elias apontou seus erros e sua apostasia, porque abandonara o Deus verdadeiro para seguir outros deuses.

I Re.18:19 – “Agora pois, ajunta a mim a todo Israel e os 450 profetas de Baal e os 450 profetas de Asera que comem à mesa com Jezabel.”

Então houve o ajuntamento dos profetas e do povo de Israel.

! Re.18:21 – “Então Elias falou a todos e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus segui-O, e se for Baal segui-o. “

Em seguida Elias falou:

I Re.18:23 – “Deêm-se-nos  dois bezerros e eles escolham para si os bezerros, dividam em partes e o ponham sobre a lenha, um e outro, e não meteis fogo.

Então invocai o nome do vosso deus e eu invocarei o nome do Senhor, e há de ser que o deus que responder por fogo, este será Deus.E o povo respondeu:É boa esta palavra.”

Depois da preparação dos bezerros, desde a manhã até o meio-dia, clamaram por Baal, mas não houve nenhuma resposta, mesmo imolando seus corpos e lhe oferecendo manjares.

I Re.18:30 – “Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim.”

 E todo o povo se chegou a ele, e reparou o altar do Senhor que estava quebrado, colocando as doze pedras que representavam as tribos de Israel, depois fez um rego em torno delas e encheu de água. Dispôs o bezerro sobre a lenha e colocou mais água ainda. Sabemos que a água apaga o fogo em uma situação normal, mas não foi isso que aconteceu. Depois disso Elias fez uma oração, ateou o fogo sobre o holocausto e todas as oferendas, que foram consumidos pelo fogo.

Vendo isto o povo arrependido disse: Só o Senhor é Deus.

I Re.18:40 – “Então Elias disse: Lançai mão aos profetas de Baal, e nenhum deles escape, e lançaram mão deles e todos foram mortos.”

Depois disto Elias  deu o seguinte recado a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de abundante chuva. E, realmente os céus se escureceram e houve uma grande chuva.

Jezabel, mulher de Acabe ficou enfurecida com a morte de seus profetas e ameaçou de morte a Elias que se escondeu no Monte Horebe, o mesmo monte que Moisés foi sustentado por 40 dias e 40 noites.

Depois de tantos feitos e temente das ameaças de Jezabel, Elias ficou muito deprimido e o Senhor o repreendeu pelo seu desânimo, mas Elias resolveu lançar sua capa para Eliseu, como seu substituto, passando-lhe seu ministério.

Finalmente, Elias alcançou a mesma honra que Enoque, sendo transportado para o encontro do Senhor nos céus, em uma carruagem de fogo em um redemoinho.

Durante sua vida terrestre profetizou sobre eventos futuros. Podemos dizer que Elias foi um dos mais notáveis dos profetas do seu tempo.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!