quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

A PROMESSA DA VINDA DO MESSIAS

Jo.5:39 – “Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”

Desde a criação do homem, após seu pecado original, temos a promessa de um descendente que viria para afrontar o poder que foi entregue nas mãos do opositor.
Abraão foi chamado para sair de sua terra, e o Senhor lhe disse que através de sua linhagem todos seriam abençoados. Se fizermos um passeio pelas páginas da Bíblia veremos que “o descendente” foi anunciado muito antes da sua vinda!
O Messias esperado despertava grandes expectativas, mesmo entre os incrédulos.
Miq.5:2 – “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”
É importante lembrar que a existência do Filho de Deus não teve início com o nascimento de Jesus em Belém. João nos declara:
Jo.1-2,3 – “Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”
O ato de sua encarnação foi cumprido através de Maria, escolhida entre as mulheres para este propósito.
Quando Jesus se declarou como o Filho de Deus disse:
Jo.5:46 – “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele.”
Moisés declarou:
Deut.18:15 – “O Senhor teu Deus te despertará um profeta no meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis.”
Importantes passagens indicam que o Messias nasceria de uma virgem:
Is.7:14 – “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será seu nome Emanuel.”
O profeta Isaías teve a clareza de visão distinguindo a vinda do Messias:
Is.9:6 – “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.”
Também está escrito que ele não seria aceito por seu povo:
Jo.5:43 – “Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.”
Que seria descendente da casa de Davi:
II Sam.7:12 – “Farei levantar depois de ti a tua semente, que sairá de tuas entranhas, e estabelecerei o teu reino.”
Morreria entre os pecadores e seria traído por um amigo:
Sl.41:9 – “Até meu próprio amigo íntimo, em que eu tanto confiava, que comia comigo do meu pão, levantou contra mim seu calcanhar.”
Sabemos que Jesus foi crucificado entre dois ladrões, e que Judas, o traidor, foi aquele em quem o Senhor colocou um bocado de pão na boca.
Seu espírito foi entregue a Deus Pai:
Sl.31:5 – “Nas tuas mãos encomendo o meu espírito, tu me remiste Senhor Deus da verdade.”
Que Ele foi ressuscitado dentre os mortos:
Sl.16:10 – “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu santo veja a corrupção.”
E que está assentado à direita do Pai:
Sl.110:1 – “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha o inimigo por escabelo dos teus pés.”
Portanto, diante de todas as evidências, podemos declarar que, sem sombra de dúvidas, Jesus é o Senhor, Filho do Deus Todo Poderoso, viveu entre nós, foi morto e ressuscitou, e está assentado à direita de Deus Pai. 

Que esta reflexão possa atingir os corações de todos os que creem. Um Feliz Natal.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!