sábado, 1 de novembro de 2008

HIPOCRISIA E CORRUPÇÃO

Hb.1,2 – “Até quando, Senhor, clamarei e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não me salvarás? Por que razão me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite à contenda e ao litígio? Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta: porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.”
Esta foi uma explosão de indignação do profeta Habacuque diante da situação de seu povo, que enfrentava a tirania dos assírios: os nobres submetiam, oprimiam, extorquiam e escravizavam os mais pobres. O silêncio de Deus o levou a este clamor desesperado. Geralmente, Deus se silencia antes de promover um grande livramento: 'Cale-se diante de Deus toda a terra!'.
Sl.46:9,10 – “Ele faz cessar as guerras até o fim da terra, quebra o arco, corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.”
Ap.8:1 – “E havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu por quase meia hora”.
Vivemos atualmente uma situação semelhante, vendo os nossos “nobres” nos oprimindo e escravizando, e os valores reais sendo totalmente distorcidos por uma hipocrisia desmedida.
O que é ser um hipócrita?
Hipócrita é alguém que, além de simular virtudes que não tem, tenta enganar os outros e até a si mesmo. Suas atitudes de “bom moço” levam-no a crer que está agindo corretamente, sempre desejando que tudo seja “cumprido rigorosamente” dentro da lei.
Estamos cansados desta farsa!
Diariamente somos expostos a este teatro de pessoas proeminentes ditando ordens que nunca serão cumpridas por eles, e impondo uma escravidão à qual não se submetem.
Até quando veremos esta situação? Será que esta multidão de mascarados nunca removerá seus disfarces?
Minha maior decepção no momento é com os maiorais (ou amorais) da justiça que ocupam cargos de relevância; sendo muito bem pagos, roubam o direito dos menos favorecidos com o maior descaso, sem o mínimo pudor.
A impunidade crassa em nosso país. Como retomar a lei e a ordem se os exemplos que vemos nos deixam aturdidos? 
Apesar desse cenário lastimável, não podemos nos esquecer de que a justiça humana não é nada se não está fundamentada na justiça divina. Essa talvez seja uma pista para entender por que as coisas parecem estar tão erradas em nosso país...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!