sábado, 18 de outubro de 2014

CUIDADO COM AS APARÊNCIAS


II Re.20:12,13  – “Naquele tempo enviou Berodaque Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia, carta e um presente para Ezequias; porque ouvira que Ezequias tinha estado doente. Ezequias lhes deu ouvidos, e lhes mostrou a casa de seu tesouro...
Ezequias, fragilizado pela sua doença, achou que a atitude do rei da Babilônia era positiva, mostrando por ele grande estima e consideração e, lisonjeado com isso, se expôs mostrando toda a sua riqueza.
Muitas vezes somos enganados com falsas atitudes. Neste caso, o inimigo queria descobrir todas as riquezas do rei de Israel, que era motivo de sua inveja e alvo de suas maquinações para tomar posse de tudo o que o rei possuía.
Temos que saber para quem devemos abrir nossas portas, não só de nossa casa, mas também de nosso coração.
Gl.2:6b –“Deus não aceita a aparência do homem.”
Companheiros - Esta palavra significa aqueles com quem dividimos nosso pão. Um hábito comum entre os judeus até o dia de hoje é que para assentar-se em sua mesa e partilharem de seu pão, são convidados somente aqueles que merecem desfrutar de sua intimidade.
Sl.25:14 – “A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, a eles fará saber o seu segredo.”
Muitas vezes, por razões desconhecidas, somos levados a dividir nossas lutas
ou nossas conquistas com quem não é digno de tal confiança. Precisamos estar alertas para não sofrermos os danos. Não se deixe impressionar pelas aparências!
Jesus nos ensina que é pelos frutos que conhecemos aqueles que são dignos de nossa confiança. Frutos são ações e atitudes que nos revelam quem é cheio do Espírito Santo.
Os fariseus e saduceus eram religiosos e foram chamados por João Batista de “raça de víboras”.
Mc.11:12 – “E vendo de longe uma figueira que tinha folhas , foi ver se nela achara alguma coisa; e chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.”
Mesmo não sendo tempo de figos a figueira estava cheia de folhas, presumindo-se assim que deveria ter frutos temporões. Apesar da bela folhagem, era uma figueira estéril.
I Sam.16:7 – “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência nem para a altura de sua estatura, porque o tenho rejeitado, porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”
Samuel achou que Eliabe, o filho mais velho de Jessé, seria o escolhido para substituir o rei Saul. Mas não, o escolhido foi Davi, o homem segundo o coração de Deus.
Jo.7:24 – “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.”
Se buscarmos a direção do Senhor, saberemos em quem deveremos confiar. Lembre-se de que entre ser um verdadeiro cristão e estar no meio de cristãos há grande diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!