segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O DIA DO JULGAMENTO


Sl.96:10 e 13 – “Adorai ao Senhor na beleza de sua santidade: tremei diante dele todos os povos da terra. Dizei entre as nações: O Senhor reina; o mundo também se firmará para que se não abale. Ele julgará o povo com retidão. Ante a face do Senhor, porque ele vem, ele vem a julgar a terra, julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.”
Estamos nos aproximando do dia do julgamento; e o Senhor irá julgar a terra e todos os seus habitantes. Diante destas expectativas temos a certeza que o Senhor e longânimo e que suas misericórdias precedem à sua justiça.
Em todas as dispensações, o homem criado à imagem e semelhança de Deus não correspondeu ao projeto de seu criador, sendo rebelde à sua palavra.
No livro do profeta Ezequiel está escrito:
Ez.14:3 – “Ainda que estivessem no meio dela estes três homens: Noé, Daniel e Jô, eles pela sua justiça, livrariam apenas a sua alma, diz o Senhor.”
Sabemos que a salvação é individual e que temos livre-arbítrio para escolhermos entre o bem e o mal. Estes homens, reconhecidos como intercessores, mesmo que estivessem vivos, nada poderiam fazer, porque a responsabilidade é individual.
Entre as qualidades destes homens de Deus podemos destacar:
Noé – o único crente de sua época que obedeceu ao comando do Senhor para construir a arca que livraria ele e sua família do grande dilúvio. Tinha retidão de caráter e era agradável aos olhos do Senhor.
Gen.6:8,9 – “Noé porém achou graça aos olhos do Senhor. Noé era varão justo e reto em suas gerações. Noé andava com Deus.”
Daniel – Grande estadista e sábio que enfrentou a oposição e a opressão babilônica, sendo resistente e fiel aos princípios de Deus, não se deixando contaminar pela idolatria, mesmo com a ameaça de ser lançado na cova dos leões, permaneceu firme no propósito de adorar a um só Deus, criador dos céus e da terra. Teve o privilégio de receber grandes revelações para os finais dos tempos.
Dn.6:4 – “Então os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele vício nem culpa.”
– Podemos enfatizar que este homem, submetido à diversas provações como a perda de seus filhos, de seus bens, sua saúde e de quase todos os seus amigos, jamais deixou de crer e esperar em Deus, sem qualquer tipo de murmuração.
Jó:13:15 – “Ainda que ele me mate, nele esperarei.”
Jó:19:25 – “Porque eu sei que meu redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne, verei a Deus.”
A capacidade destes homens de crer naquilo que não viam, mas que esperavam, era a maior prova de seu reconhecimento da soberania de Deus sobre suas vidas, não importando quais seriam as conseqüências destes atos de fé. Obediência, esperança, fé e fidelidade são qualidades agradam ao nosso Deus até  o dia do julgamento.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!