quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

EM QUEM NOS ESPELHAMOS?




 II Cr.21:20a – “Jorão começou a reinar com 32 anos,  reinou oito anos.”
Jorão era filho de Josafá, que fez o que era reto diante do Senhor e neto de Asa, rei de Judá, que também havia procedido retamente diante de Deus.
II Cr.21:4 – “E subindo Jorão ao reino de seu pai, e havendo-se nele fortificado, matou seus irmãos à espada, como também a alguns príncipes de Israel.”
O que levou este rei a praticar o fraticídio? Não foi certamente o exemplo de seus antecedentes, mas sua maldade foi gerada não só pelo ciúme, pela inveja, pelo desejo do poder, mas por sua convivência com Acabe e Jezabel, seus sogros. Nós nos tornamos semelhantes em quem nos espelhamos.
II Cr.21:12 – “Então lhe veio um escrito por parte de Elias, o profeta que lhe dizia: Porquanto não andaste nos caminhos de seu pai Josafá, teu pai, e nem nos caminhos de Asa, rei de Judá, mas andastes nos caminhos dos reis de Israel e fizeste corromper a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a corrupção da casa de Acabe e também mataste teus irmãos, da casa de teu pai, melhores que tu.”
Vemos que muitos traços de violência são gerados pela convivência com pessoas corruptas e inescrupulosas.O ditado é antigo: diz-me com quem andas e te direi quem és.
Precisamos evitar o convívio com pessoas malignas e a palavra “não”  dita aos nossos filhos é necessária para desviá-los dos maus caminhos, que na grande maioria das vezes são caminhos de morte.
Cotidianamente vemos adolescentes sendo mortos pelos excessos cometidos pelas drogas, álcool, rachas e assaltos. Isto é fruto da falta de disciplina e da concordância de pais que não se preocupam com quem seus filhos estão andando.
Jorão teve sua morte prematura anunciada pelo Senhor (IICr.21:15).
II Cr.21:20b – “E foi-se sem deixar de si saudades alguma, e sepultaram na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.”
Esta é a trágica história de um rei que não soube governar e ainda praticou atrocidades inumeráveis que ninguém queria lembrar.
Sl.34:16 – “A face do Senhor está contra os que fazem mal, para desarraigar da terra a memória deles.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!