sábado, 12 de agosto de 2017

CORNÉLIO - O CENTURIÃO



  At.10:1,2 – E havia em Cesaréia um varão por nome Cornélio, centurião da coorte italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava ao Senhor.
Cornélio era um soldado romano, ciente de toda a idolatria e imoralidade existente em sua época, e foi fortemente atraído por todo ensino judáico e monoteísta. Sua busca contínua em conhecer a Deus, suas orações e suas atitudes denotavam um coração sincero e puro, podemos dizer que ele foi um dos primeiros gentios convertido à fé cristã.
Cornélio não pertencia a nenhum grupo, mas era temente a Deus e sabemos que o Senhor não faz acepção de pessoas, somos aceitos por Ele e nós o aceitamos por fé.
Ao mesmo tempo que o Senhor enviou um anjo a Cornélio, instruindo que buscasse Pedro, que estava na casa de Simão, para que através dele tivesse melhor conhecimento sobre sua fé e salvação, Pedro também estava tendo uma visão de um grande lençol repleto de animais considerados imundos, e uma voz lhe dizia: Mata e come (At.10:13).
No Antigo Testamento a lei proibia comer diversos tipos de animais e quando teve esta visão, Pedro recusou-se veementemente de se alimentar de tais animais. Na verdade, Deus estava tentando mudar sua opinião, que era radical, mostrando à ele que quem cria os preconceitos não é Deus, mas os homens.
A graça de Deus alcança a todos e o Senhor falou com Pedro:
At.10:15b –“Não faças tu comum aquilo que Deus purificou.”
Esta visão se repetiu por três vezes, pois Deus estava tentando frizar que ninguém pode julgar impuro, aquilo que Deus purifica.
Tg.4:12 – “Há um só Legislador e um só Juiz que pode salvar e destruir: Tu porém quem és, que julgas a outrém?”
Enquanto Pedro refletia sobre a tal visão foi abordado pelos homens enviados por Cornélio e lhes perguntou qual a causa  que era procurado. Imediatamente foi advertido pelo Espírito Santo:
At.10:20 – “Vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.”
Cornélio já havia se preparado para receber Pedro como autoridade máxima existente em seu meio, e já havia convidado seus amigos e parentes para receber as boas novas.
Depois de ficar sabendo de toda a história de Cornélio, Pedro falou:
At.10:34 – “Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas, mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e obra o que é justo.”
Não devemos julgar a quem é especial para o Senhor, e especiais são todos os que creem no senhorio de Cristo.
Rom.14:3,4 – “O que come não despreze o que não come e o que não come não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu, quem és tu que julgas o servo do alheio?”
Fica aqui esta advertência para que possamos respeitar as diferenças...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!