quinta-feira, 21 de setembro de 2017

SEGUINDO EM FRENTE



 A historia de Ló nos é relatada em Gênesis, quando Deus ordena a Abraão que deixasse  sua terra e a sua parentela (Gen.12:1) e seguisse para onde o Senhor assim determinaria.
Abraão levou consigo o seu sobrinho Ló, que estava sob sua responsabilidade desde que ficara órfão.
Gen.12:5 – E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã, e saíram para irem a terra de Canaã.”
Durante este trajeto houve um desentendimento entre os pastores de Abrão e Ló e estes resolveram separar-se (Gen.13:7). Mesmo caminhando em direções opostas, Abrão nunca deixou de zelar pelo bem estar de seu sobrinho...
Quando Deus determinou a destruição da cidade de Gomorra, local da habitação de Ló, o Senhor, antes de executar seu projeto, avisou Abrão.
Gn.18:17– “Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?”
Deus nunca faz nada sem revelar aos seus escolhidos, e, Abraão reconhecendo a longanimidade e a misericórdia de Deus o inquiriu até a exaustão:
Gen.18:32 – “Disse mais: Ora não se ire o Senhor que ainda só esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez justos? E disse o Senhor: Não a destruirei por amor dos dez.”
Sabedor de que não havia nem dez justos na cidade, para avisar Ló do juízo já determinado, o Senhor mandou dois anjos com o seguinte recado:
Gen.19:15 – “Para que não pereças pela injustiça desta cidade.”
A ordem expressa era que saísse da cidade e não olhasse para trás (Gn.19:26).
Não parar e não olhar para traz é uma experiência que precisamos aprender. O passado não pode mover o presente, os fatos já vividos não nos levam a lugar nenhum, ruins ou bons demais, não mudam o fluxo de nossas vidas, servem apenas como referência ou experiência para talvez não repetirmos os mesmos erros.
Is.43:18 – “Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas.”
Lc.17:32 – Lembrai-vos da mulher de Ló...
Esta advertência nos lembra que a mulher de Ló, no episódio acima descrito, olhou para traz e transformou-se numa estátua de sal. Ao olhar para traz, ficou presa ao passado, temendo enfrentar o futuro.
Novidade de vida é para quem quer prosseguir desconsiderando o que já aconteceu. Temos que vencer os traumas, os medos, os ressentimentos, as dores...Tudo passa.
Sentimentos de injustiça não podem tomar conta de nossos corações, e, Deus só pode fazer algo novo quando deixamos de olhar para traz.
Nossa vida tem que seguir em frente, não pode ficar paralisada.
Fil.3:13 – “Irmãos, quanto a mim, não o julgo que o tenha alcançado; mas uma coisa eu faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.”
O caminho proposto e para seguirmos adiante, a corrida não acabou, não podemos parar, precisamos seguir em frente. Olhar para traz ou parar atrasam nossa corrida rumo ao prêmio celeste.
Ef.3:14 – “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus.”
Ainda não cruzamos a linha de chegada, e os planos e os propósitos de Deus não podem ser interrompidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!