quarta-feira, 24 de março de 2021

O CUMPRIMENTO DA LEI

Mt.5:18 – Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. A lei foi a forma que Deus encontrou para manter o homem dentro de seus padrões.

Paulo nos fala que a lei foi feita para os transgressores, pois quem vive dentro dos princípios de Deus e se molda de acordo com seu caráter, já está submisso a ela, pois tem esse molde impregnado em si. Mas será que vivemos nesta submissão total?

A palavra nos fala que não há um justo sequer, que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus e que precisamos (diariamente) nos achegar diante do trono da graça para recebermos nossa justificação. Porém as leis ficam restringidas ao que aprendemos e a quem nos ensina. Para recebermos o ensino genuíno, precisamos ser fiéis à Palavra.

Mt.5:19 – Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus.

Mt.5:20 – Se a vossa justiça não exceder à dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino de Deus.

Os escribas e fariseus achavam-se donos da verdade, considerando-se superiores aos demais e ao transmitir as leis e o ensino, acrescentavam suas próprias doutrinas, impondo uma ordem de cumprimento maior do que Deus determinara, transformando as leis em sacrifícios, numa carga pesada demais para os fiéis.

Mt.23:4 – Atam fardos pesados demais e os põem sobre os ombros dos homens, entretanto eles mesmos nem com um dedo querem movê-los.

Estas leis foram anunciadas a Moisés, que procurou cumprir com determinação tudo o que Deus lhe ordenara, mas quando Jesus começou seu ministério exortou aos escribas e fariseus severamente pelos excessos cometidos. Podemos confirmar através do livro de Mateus, capítulo 23 vs.13 a 36.

A situação da igreja atual não se diferencia muito daquela época, pois estamos cansados de ver uma série de mandos que não são as ordens explícitas do nosso Soberano e Senhor.

Is. 29:23 – Porquanto fizeram loucura em Israel e cometeram adultério com as mulheres de seus companheiros, e anunciaram falsamente em meu nome palavras que eu não mandei dizer; e eu o sei e sou testemunha disso, diz o Senhor.

Is. 28:10 – Porque é mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui um pouco ali.

Sabemos que de Deus não se zomba. O Senhor nos alerta sobre estes escarnecedores que não têm temor e nem obedecem à sua Palavra. O juízo virá sobre os que se acobertam na mentira e na falsidade (Is.28:15).

Is.28:20 – Porque a cama será tão curta que ninguém poderá se estender nela e o cobertor tão estreito que ninguém poderá se cobrir com ele.

Em Miquéias capítulo 3 vemos as advertências contra os chefes e falsos profetas:

Vs.1 – Chefes de Jacó e Príncipes da casa de Israel: - Não é a vós que pertence saber o direito?

Vs.2 – Aborreceis o bem e amais o mal, arrancam a pele e a carne e esmiúçam os ossos do meu povo.

Reconhecemos que tais fatos são sinais do final dos tempos. Precisamos estar ligados mantendo nossos canais de comunicação com Deus limpos para discernirmos a verdade que deve estar sempre atrelada à Palavra de Deus.

Homens de Deus ensinam as coisas certas, baseadas na Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!