sábado, 6 de março de 2021

O DIA DA MULHERES

   I Co.11:9 – “Porque o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.”

Durante todo o processo da criação de Deus, seu projeto para a criação de Eva já estava pronto.

I Co.11:11 – “Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor.”

Apesar de suas características distintas, a mulher nunca deixou de ter a sua importância e seu valor diante de Deus. A intenção de Deus para a criação da mulher era para dar a Adão uma companheira idônea.

Gen.2:12 – “Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora, que esteja diante dele.”

Lamentavelmente Eva tornou-se o principal instrumento da queda, deixando-se seduzir pela serpente. Não que Adão seja inocente, pois como varão, poderia ter resistido à tentação, já que era o detentor do domínio de toda a criação de Deus.

O que assistimos hoje é que os homens estão se encolhendo, quando as mulheres querem disputar em igualdade de condições, para serem protagonistas de uma nova história.

O plano de Deus não é estabelecer preferências, mas além da parceria, dava a mulher a maior e sublime tarefa: gerar vidas e transformá-las em mãe dos viventes.

Vemos que na igreja de Corintos as mulheres já reivindicavam seus direitos de igualdade, mas o Senhor tem um grande comprometimento com a sua criação: homem é homem, mulher é mulher. Sinto informar, mas o terceiro sexo é uma invenção fora dos conceitos de Deus.

Jesus nunca recusou a companhia das mulheres em suas longas peregrinações. Muitas delas proviam o sustento destas viagens, e tinham um papel relevante entre os discípulos.

Para sua preparação antes de sua morte e ressurreição, Jesus foi ungido por uma mulher:

Mt.26:7 - “Aproximou-se dele uma mulher, com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-o sobre sua cabeça, quando  estava assentado à mesa.”

As primeiras testemunhas da ressurreição foram duas mulheres.

Mt.28:1 – “No fim do sábado, quando despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”

A noiva de Cristo é a Igreja, representada também por uma mulher: Maria, a mãe virginal de Jesus.

Apesar de o regime judaico ser totalmente patriarcal, as mulheres desfrutam da honra de seu clã  e eram grandemente reverenciada, mesmo em sua velhice.

A dupla jornada já era evidente, podemos ver um pequeno resumo de sua importância em Provérbios 31.

Em seguida apresentamos grandes mulheres que agiram de forma importante:

Lídia – mulher habitante da cidade de Tiatira, que se converteu ao cristianismo depois da pregação de Paulo. Vivia em Fipipos e era negociante de tecidos (púrpura). Foi a primeira mulher convertida na Macêdonia. Ela é um excelente exemplo para o mundo  cristão contemporâneo, como uma grande empreendedora, e usou seu dom de ótima negociante, para difundir o Evangelho de Cristo.

Suzana – Esta mulher prestava assistência material a Jesus e aos seus discípulos. (Lc.8:3)

Judite – Uma mulher sábia e inteligente que cumpria fielmente a lei de Deus. Defendeu sua cidade de  ser eliminada pelo general Holifernes, do exército da Assíria.

Ester – Rainha escolhida entre as mulheres judias, pelo rei Assuero, e mostrou-se destemida e valorosa ao pedir uma audiência ao rei, reivindicando a salvação dos judeus, que estavam sendo perseguidos por Hamã, o conselheiro do rei, cujo objetivo era a eliminação total de todo este povo.

Lóide – Judia piedosa que ensinou o Antigo Testamento a seu neto, Timóteo, que tornou-se um fiel escudeiro do apóstolo Paulo.

Joana – Mulher de Cuza, procurador de Herodes Antipas, e também cooperava para o sustento do ministério de Jesus.

Ninguém pode contestar nosso valor como mulheres cristãs. Como diz um ditado:

O homem foi o rascunho, mas a mulher foi a cópia passada a limpo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!