sábado, 15 de maio de 2021

VESTIMENTAS

Nosso corpo tem uma vestimenta especial que é a nossa pele, que cai como se fosse uma luva, para revestimento de nosso corpo físico.  Sabemos da importância da pele, pois ela serve de termostato não só para sentirmos o frio ou o calor, mas também como termômetro de nossas emoções. As reações alérgicas nada mais são do que um aviso que algo está acontecendo com nossas emoções ou para identificar algum alimento contaminado ou mesmo algum cheiro que nos afeta a saúde.

Nossa pele está quase sempre coberta com roupas apropriadas de acordo com o tempo. Se tirarmos as roupas ficaremos nus, e nestas condições ficaremos expostos às intempéries e envergonhados. Mas nem sempre foi assim...

Todas as vestimentas são imprescindíveis, não só fisicamente, mas também espiritualmente

Gn. 3:7 – Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus, coseram, pois folhas de figueira e cingiram-se.

No Jardim do Éden, todos os dias ao entardecer o Senhor Deus encontrava-se com Adão. Mas neste dia, pela tomada da sua consciência que não haviam procedido de acordo com as ordens do Criador, homem e mulher se esconderam da presença do Senhor.

Onde estás? Perguntou Deus. (Gn.3:9)

Adão estava escondido, envergonhado, por se encontrar nu. Literalmente nu, não só fisicamente, mas também espiritualmente.Tinha se exposto ao pecado e precisava de uma cobertura de Deus.

As vestes têm um significado muito importante em todo o decorrer da vida do povo de Deus.

José, o primogênito de Raquel, filho de Jacó, desde pequeno tinha uma túnica de várias cores, e por ser seu filho preferido, despertava ódio e inveja de seus irmãos, que o venderam a um grupo de ismaelitas, sendo levado para o Egito.

Através de uma simulação feita por seus irmãos com suas vestes, mancharam-na de sangue de cabritos, fizeram que seu pai acreditasse que seu filho amado fora morto por feras. (Gn.37:29,34).

Diante das evidências, Jacó rasgou suas vestes, pôs saco sobre seus lombos e lamentou seu filho por muitos dias, em sinal de luto e tristeza.

Decorrido muito tempo, tendo José se transformado em primeiro ministro de Faraó, seus irmãos foram para o Egito para comprar alimentos, pois a fome grassava por toda parte. Ao reconhecer seus irmãos, José colocou uma taça de ouro no meio dos alimentos de seu irmão Benjamim, para detê-lo.

Gn.44:13 - Indignados , com medo  da reação de Jacó, Judá e seus irmãos rasgaram suas vestes.

Num.14:6 – Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram suas vestes.

Neste caso, estes homens de Deus rasgaram suas vestes em sinal de revolta e protesto contra os outros dez que não creram que aquela era a Terra Prometida.

Jz. 11:35 -  Quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha! Muito me abateste; és a causa da minha calamidade, porque fiz voto ao Senhor, e não tornarei atrás.

Jéfte havia feito um pacto com o Senhor de que se ganhasse a batalha contra os amonitas dizendo que a primeira pessoa que viesse ao seu encontro após a vitória seria sacrificada, e esta pessoa foi sua filha...

 II Sam. 13:19 – Então Tamar tomou cinza sobre a cabeça, rasgou a túnica ornamentada que trazia, pôs as mãos sobre a cabeça e se foi andando e clamando.

 Esta é a história de Tamar, filha de Davi, que foi estuprada pelo seu meio irmão Amnon e depois desprezada por ele.

I Re.21:27 – Quando Acabe ouviu estas palavras, rasgou suas vestes, cobriu-se de pano de saco, e jejuou. Dormia em sacos, e andava humildemente.

Acabe diante do juízo de Deus ao se apossar da herança de Nabote, se humilhou e Deus compadeceu-se, vendo a sinceridade de seu coração, adiou este decreto.

II Re. 2:12 – O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros ! E Eliseu nunca mais o viu. Tomou suas vestes, e rasgou-as em duas partes.

Eliseu, diante da responsabilidade deixada a ele por Elias (porção dobrada do espírito).

II Re. 5:8 – Quando Eliseu, homem de Deus, ouviu que o rei de Israel rasgara suas vestes mandou dizer ao rei: Porque rasgastes as tuas vestes? Deixa-o vir a mim e saberá que há um profeta em Israel.

O rei de Israel ficou indignado ao receber uma carta do rei da Síria pedindo para que Naamã, chefe de seu exército fosse curado da lepra.

Est.4:1 – Quando soube de tudo o que se havia passado, Mordecai rasgou suas vestes, cobriu-se de pano de saco e de cinza, e saiu pela cidade, clamando com grande e amargo clamor.

Mordecai, primo e tutor da rainha Ester, ao saber do plano de Hamã para destruir todo o povo judeu.

Diante de todos este versículos acima citados podemos perceber que o rasgar as vestes significa humilhação, vergonha, indignação, medo e confissão de pecados.

No meio do povo de Deus houve profetas e servos de Deus que se identificaram com o pecado, com as desgraças e com a vergonha dos pecados cometidos pelo povo e através deste ato reivindicaram de Deus a sua graça e misericórdia.

Jó 1:20 – Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e, lançando-se em terra o adorou.

O rasgar as vestes de Jó significava que apesar de toda angústia que sentia desnudava-se diante da suprema vontade de Deus que era a sua cobertura.

Joel 2:13 – Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes. Voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em amor, e se arrepende do mal.

Joel alerta o povo que não é esta atitude exterior que mais agrada o Senhor, que nosso problema maior está em nosso interior, em nossos corações.

Podemos declinar então diante de todas estas comprovações biblícas a importância e o cuidado de Deus com as vestimentas.

Ecl. 9.8 – Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

Podemos perceber que o cuidado com a limpeza não é somente em seu aspecto natural, mas também espiritual e pureza interior.

As vestes sacerdotais também tiveram cuidados especiais :

Ez.44:17 – Quando entrarem pelas portas do átrio interior, estarão vestidos de vestes de linho. Não se porá lã sobre eles, quando servirem nas portas do átrio interior, dentro do templo. Coifas de linho estarão sobre suas cabeças e calções de linho sobre suas coxas. Não se cingirão de coisa alguma que os faça transpirar.

Ex.29.5, 6 – Depois tomarás as vestes e vestirás Arão da túnica, da sopreliz, da estola sacerdotal e do peitoral, e o cingirás com o cinto de obra esmerada, da estola sacerdotal: por-lhe-ás a mitra na cabeça, e sobre a mitra, a coroa sagrada.

As vestes do sacerdote eram colocadas em ordem inversa das instruções dadas para sua confecção:

A túnica (Ex.28:39), uma veste longa oriental usada junto ao corpo, feita de linho fino, este linho fino significa justiça.

 Deus aqui fala claramente que não quer que seus sacerdotes usem esforços próprios, ou o seu suor de seus corpos para cumprirem o Seu propósito, mas que usem recursos que vem dos céus, através do Espírito Santo

A sopreliz, uma veste longa sem costuras, de linho azul, com uma abertura para a cabeça, sobre a túnica. Romãs, símbolo da fertilidade, eram bordadas sobre toda a barra do manto, em azul, púrpura e escarlate, alternadamente com sinos de ouro, um símbolo do testemunho, que soavam quando o sumo sacerdote entrava e saía do santuário. O manto era preso por um cinto bordado.

A estola sacerdotal era uma veste curta e externa, de ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho retorcido. Consistia em duas peças, frente e costas, unidas por duas peças sobre os ombros e por uma faixa sobre a parte inferior. Duas pedras de ônix, engastadas em ouro e com os nomes das doze tribos de Israel gravadas nelas, ficavam sobre os ombros.

O peitoral, preso a correntes de ouro as peças dos ombros da estola sacerdotal, também era composto de uma bolsa quadrada que guardava o Urim e o Tumim e uma armação oblonga de ouro contendo doze pedras preciosas: quatro fileiras, três pedras em cada fileira, sobre elas estava gravado o nome de cada tribo de Israel.

O Urim e o Tumim representam o símbolo da Luz e da Verdade e através da oração ao Senhor, os sacerdotes recebiam a resposta de suas petições.

As cores usadas nesta vestes significavam:

Azul: Sabedoria de Deus, ilimitada e infinita.

Púrpura: Poder de Deus.

Carmesim: Sangue, justificação.

Branco: Pureza, castidade.

Ouro: Glória de Deus.

No Novo Testamento temos diversas parábolas que nos apontam para a importância das vestimentas.

Lc.15:22 – Tragam a melhor roupa e vistam nele.

Foi a ordem dada pelo pai do filho pródigo ao vê-lo de volta à sua casa.

Mt.22:12 – Amigo, como entraste aqui sem as vestes nupciais? 

Esta foi a pergunta feita pelo rei que havia convidado todo o povo para o banquete de casamento de seu filho.

Mt.25:36 – Estava nu e me vestistes; adoeci e me visitastes, estive na prisão e foste me ver.

Esta parábola nos remete para o julgamento final, e a importância de vestirmos quem está nu. Nossas vidas espirituais também precisam de revestimento:

Gl.3:26 – Vós todos  sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, pois todos vós, vos vestistes de Cristo.

Em Apocalipse, na revelação dada a João, fala-se qual é a exigência de Jesus:

Ap.3:5 – Ao que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma o riscarei do livro da vida. E confessarei seu nome diante de meu Pai e diante dos anjos.

A expectativa de Jesus para encontrar sua noiva, a igreja, é encontrá-la sem mácula nem ruga e adornada para as Bodas do Cordeiro.

Ap.21:2 – E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

Aqui vão algumas perguntas: Como estão suas roupas? Você está se preparando para esta festa?

As vestes brancas é a vestimenta de todos os habitantes do céu. É o sinal de santidade e de aprovação diante de Deus.

Ap.19:11,13 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chama de fogo, e em sua cabeça há muitos diademas. Ele possui um nome que ninguém conhece, a não ser ele mesmo. Está vestido com um manto salpicado de sangue, e o seu nome é a Palavra de Deus.

Este cavaleiro, cujas vestes estão salpicadas de sangue é aquele que foi morto e crucificado por nós: Jesus. O sangue é o preço dos nossos pecados.

Ef.1:7 – Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas de sua graça.

Ap.19:16 – E no seu vestido e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Ap.22:14 – Bem- aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

 Portanto precisamos estar atentos de como estamos vestidos, para podermos desfrutar daquilo que Jesus está preparando para nosso retorno à casa do Pai.

Jo.14:2 – Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!