domingo, 10 de abril de 2022

APROXIMANDO-SE Á CANAÃ

 

APROXIMANDO-SE Á CANAÃ.

 

Deut.32:2 – “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como orvalho, como o chuvisco sobre a erva, e como gotas de água sobre a relva.”

Na sua presciência, Deus nos exorta, através de Moisés a digerirmos a sua Palavra, como alimento vital, que precisa ser mastigado pouco a pouco, para uma digestão eficaz; obtendo assim todos os benefícios, para uma vida espiritual saudável.

Este último cântico de Moisés, antes de sua retirada para a Pátria Celestial, nos aponta o cuidado de Deus e o seu zelo para aqueles que confiam no Seu Nome e na sua Palavra.

Deut.32:10 – “Achou-o na terra do deserto e num ermo solitário, cheio de uivos, trouxe-o ao redor, instruiu-o e guardou-o cono a menina dos olhos.”

Moisés  se refugiou para o deserto, com medo de enfrentar faraó depois de ter matado um egípcio e ser acusado por dois hebreus de ser um homicida.

Deut.32:11 – “Como a águia desperta do seu ninho, se move sobre seus filhos e estende suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas.”

A águia é um forte exemplo de comparação! Ao preparar o ninho, a primeira camada é de espinhos, depois de gravetos, e por último as penas. À medida do crescimento de seus filhotes, são retiradas as penas, os gravetos e por último os espinhos, para incomodá-los e para aprenderem a voar, tirando-os de sua zona de conforto, sem com isto abandoná-los e vigiando-os, para que não sofram desnecessariamente, e, se algo der errado, suas asas estarão abertas para acolhê-los.

Deus havia preparado o povo eleito para enfrentarem a travessia do deserto, mas, à medida que se tornaram fortes, esqueceram-se do manancial da vida eterna e, sentindo-se independentes, atentaram a Deus com suas abominações.

Deut.32:18 – “Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou.”

O Senhor mostra a Moisés, seu servo, o destino dos que abandonam o seu ca minho, de uma forma apocalíptica, dos seus juízos e da sua misericórdia.

Ao serem afligidos e lamentando-se, Deus lhes perguntará:

Deut.32:37 – “Onde estão teus deuses, a rocha em quem confiavam?”

E Ele lhes afirma:

Deut.32:39 – “Vede, agora, que Eu, Eu Sou, e mais nenhum deus comigo.”

Moisés expôs todas estas palavras a este povo e transferiu seu mandato a Oséias, (Josué) filho de Num (Deut.32:44), que o substituiu para dirigir este povo aTerra Prometida.

Deut.32:47 – “Pois estas palavras não são vãs, antes é a vossa vida, e por estas mesmas palavras prolongareis os dias na terra, e que passando o Jordão, ides para possuí-las.”

Lembre-se que antes do Senhor exercer sua justiça, Ele usa de sua misericórdia, para dar oportunidade aos que querem retornar à Casa do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!