terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A HISTÓRIA DE RAABE

A tarefa transferida a Josué para tomar posse da terra prometida para os filhos de Israel , levou-o a enviar dois espias a cidade de Jericó, para obter estratégias de dominá-la.
Em Jericó habitava uma prostituta de nome Raabe, conhecida e conhecedora de todos os habitantes da cidade, e foi para lá que se dirigiram os dois espias.
Por ser notório todos os acontecimentos de milagres e livramentos com os filhos de Israel, esta mulher pagã temeu a Deus.
Jericó era uma cidade fortificada e logo que os guardiões do rei souberam que havia homens de Israel rondando a cidade, foram até a casa de Raabe para prendê-los.
Apesar de seu currículo não ser dos melhores, Raabe era uma mulher piedosa e resolveu esconder estes homens, procurados pela guarda real, não antes de fazê-los prometer que se a cidade fosse destruída, ela e seus familiares estariam à salvo.
Js.2:9 – “E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós. Agora pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, pois que vos fiz beneficência, que vós também fareis beneficência ã casa de meu pai.”
Dentro de seu coração, Raabe já tinha um propósito de mudança de vida, para sair de suas tradições pagãs e pecaminosas.
Deus sempre recompensa aqueles que estão dispostos a mudar e não foi diferente com esta mulher, porque Ele não faz acepção de pessoas.
At.10:34 –“Ë, abrindo a boca, Pedro disse: Reconheço que Deus não faz acepção de pessoas.”
Raabe, através de sua disposição de esconder os espias, demonstrou uma fé espantosa, pois corria o risco de ser descoberta e sofrer os danos de seu ato.
Raabe era uma mulher pecadora, vivia no meio de um povo pagão, mas passou a crer no Deus de Israel como Deus verdadeiro e criador do céu e da terra, abandonando a idolatria.
Hb.11:31 –“Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.”
Por sua atitude e fé teve o privilégio de ter sua história citada em cinco livros da bíblia: Josué, Mateus, Hebreus,Tiago e Salmos.
Agiu como intercessora daqueles que cuidou e obteve a salvação através de sua fé e renunciou à sua vida antiga. Da cidade de Jericó, somente sua casa, que ficava em cima do muro, permaneceu intacta.
Raabe teve o direito de receber nova identidade e foi contada entre os israelitas.
Casou-se com Salmon, príncipe em Israel e veio a ser ancestral do Messias, entrou para a genealogia de Jesus (Mt.1:5). Foi restaurada física e espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!