quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

NATAL FESTA DA FAMÍLIA

Aos 25 de dezembro festejamos o Natal como se fora para celebrar o nascimento de Jesus Cristo de Nazaré, o filho de Deus.
Considero o Natal uma festa da família, onde nos reunimos para comermos, bebermos e trocarmos mimos. Mas será que nos lembramos de Jesus? Do seu nascimento, da sua missão, do seu sofrimento, morte e ressurreição?
Se nos ater à data, veremos que seria impossível Jesus ter nascido em dezembro, numa manjedoura e exposto à intempérie, pois no hemisfério norte é época de um frio intenso. No capítulo 2 de Lucas relata-se a história do nascimento de Jesus:
Lc.2:1 – “E aconteceu que naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo mundo se alistasse”.
Este recenseamento não poderia acontecer num inverno rigoroso, pois as famílias se deslocavam para suas cidades de origem.
Esta data foi escolhida pelo papa Libério de Roma, no ano 440, cristianizando uma das grandes festas pagãs já existentes, e, neste dia: a festa da mitraica, que celebrava o natalis invictus solis (nascimento do sol vitorioso) ou o comumente conhecido solstício de inverno.
Lc.1:31 – “E eis que em teu ventre, conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus”.
Lc.1:36 – “E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e este é o sexto mês para aquela que era chamada estéril”.
Biblicamente podemos afirmar que Jesus foi gerado no sexto mês da gravidez de Isabel, mãe de João Batista, cujo pai, Zacharias, sacerdote do Senhor, tinha seu turno no mês de Tamuz, ocasião em que lhe foi dada profecia sobre o nascimento de seu filho. Esta data corresponde no calendário gregoriano ao período de 15 de junho a 15 de julho o que corresponderia que Jesus foi gerado entre o mês de dezembro/janeiro e seu nascimento ocorreu entre setembro/outubro.
Jo.1:14 – “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
Is.9:6 – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, príncipe da Paz.”
Todas as profecias da bíblia foram ou serão cumpridas.
Não é meu desejo, com o exposto acima que se deixe de festejar o Natal, mas que esta se torne uma festa de grande importância cristã, de união familiar, reconciliação, perdão e uma festa direcionada para louvor e adoração do autor e consumador de nossa fé: JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!