segunda-feira, 17 de novembro de 2014

OUÇA A VOZ DE DEUS


Dt.6:4 – “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amaras pois o Senhor teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e a intimarás aos teus filhos e delas falarás, assentado em tua casa e andando pelo caminho e deitando-te e levantando-te.”
Os filhos são dádivas que recebemos de Deus que precisamos cuidar, respeitar e instruir. Mas, se quisermos que sejam verdadeiros seguidores  dos princípios de Deus, precisamos decifrar seus códigos para que não percam suas identidades, mas que possam refletir a imagem e a semelhança de Deus.
Precisamos fazer uma leitura especial para discernir seus defeitos e suas qualidades e moldá-los  da melhor maneira, sem agredir sua essência.
Os dons recebidos são individuais e alguns demonstram suas habilidades e escolhas desde a primeira infância; outros, precisam ser direcionados para que possam aflorar suas tendências, mas lembre-se que Deus tem um projeto especial para cada um de nossos filhos.
Vemos claramente isto, que embora tenhamos educado nossos filhos de igual maneira, cada um reage de uma forma diferente: a um basta uma simples advertência, e procuram não cometer mais o mesmo erro; outros, apesar de serem diversas vezes alertados, persistem em fazer o que mais lhes apraz, e há ainda aqueles que nem precisam de repreensão, pois são dóceis e aprendem somente com os exemplos.
Como seres individuais e distintos, precisamos da sabedoria de Deus para que possamos ajudá-los em seu crescimento, não só físico, mas também emocional e espiritual. O maior e melhor presente que podemos dar-lhes não é a riqueza, a abundância material, mas apontar-lhes suas riquezas interiores e seus valores.
Pv.22:6 – “Instrui o menino no caminho que deve andar, e até quando envelhecer andará nele.”
Para maior êxito em fazê-los trilhar por caminhos retos, precisamos motivá-los a perseverar em suas habilidades, evitando críticas e zombarias; mas elogiá-los para que sejam edificados.
Ef.6:4 – “E, vós pais não provoqueis a ira de vossos filhos, mas cria-os na doutrina e na admoestação do Senhor.”
A vida cristã é a base da boa formação de nossos filhos, a obediência, a honra e o respeito precisam ser ensinados.
Ef.6:2 – Vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra teu pai e tua mãe,  que é o primeiro mandamento da promessa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!