quarta-feira, 22 de julho de 2015

PUBLICANOS E FARISEUS


Lc.18:10 – “Dois homens subiram ao templo a orar: um era fariseu, e o outro, publicano.”
Fariseu: esta palavra significa separado para Deus. Os fariseus pertenciam a uma das principais seitas judaicas; eram também conhecidos como hasidini, ou seja, os santos de Deus. Reconhecidos e temidos pelo povo, transformaram-se em legalistas, exigindo que a severidade do Antigo Testamento, do “olho por olho, dente por dente”, fosse cumprida literalmente. Mas, quando eles mesmos tinham que cumpri-la por seus próprios delitos, tentavam contorná-la. Foi por este motivo que o Senhor Jesus os chamou de hipócritas.
Os publicanos pertenciam à classe dos cobradores de impostos: eram agentes do governo romano. Muitas vezes cobravam juros extorsivos, e por este motivo eram odiados pelo povo.
Esta parábola em que os dois homens se apresentam no Templo mostra o penitente publicano em contraste com o orgulhoso fariseu. Vemos que o fariseu estava se exaltando de suas boas qualidades, enquanto o publicano reconhecia sua própria miséria como pecador.
Qual destas orações atingiram o coração de Deus?
Para o Senhor, não existem dois pesos e duas medidas. Quando reconhecemos nossas fraquezas, certamente recebemos o perdão.
Rom.3:23 – “Todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus.”
A glória de Deus só se manifesta quando pedimos perdão e, ao sermos perdoados, agradecemos a Deus por sua graça e misericórdia. O Senhor nos aceita em qualquer situação, mas um coração sincero e agradecido jamais será rejeitado (Sl.51:17).
Mt.6:5 – “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.”
Quando somos arrogantes e confiamos em nossa justiça própria, podemos receber a exaltação dos homens, mas somente Deus sonda os corações (Sl;139:1).
Esta era a situação do fariseu: sua auto-estima estava sendo alimentada por homens, não por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!