terça-feira, 28 de julho de 2015

MIRIÃ, A GUARDIÃ DE MOISÉS


Cena da novela "Os Dez Mandamentos", da Rede Record


Ex.1:22 – “Então faraó ordenou a todo o seu povo: todos os filhos que nascerem dos hebreus lançareis no rio, mas todas as filhas guardareis com vida.”
Esta ordem expressa de faraó era uma estratégia para diminuir a população dos homens hebreus, por temor de uma rebelião desencadeada pelos maus tratos infligidos a esse povo escravizado.
Miriã, a irmã mais velha de Moisés, quando foi anunciada esta ordem, teve a feliz ideia de colocar seu irmão num cestinho betumado, isto é, impermeabilizado, e, pousando-o na água, direcionou-o ao local onde a princesa, filha de faraó, se banhava diariamente (Ex.2:48). Podemos dizer que Miriã foi uma grande estrategista ao salvaguardar a vida de Moisés. Ela ainda convenceu a princesa, depois de recolhido o bebê, a providenciar uma ama de leite para amamentá-lo. Esta ama de leite seria sua mãe, Joquebede. Assim, Moisés foi amamentado por sua mãe verdadeira, com quem aprendeu não só sua língua de origem, como foi instruído nos princípios básicos da lei de Deus – do único Deus verdadeiro.
Nm.26:59 – “Descendente da tribo de Levi, Joquebede (mãe de Arão, Miriã e Moisés)."
Miq.6:4 – "Certamente te fiz subir da terra do Egito e da casa da servidão, te remi e pus diante de ti Moisés, Arão e Miriã."
Desde seu chamado diante da sarça ardente, Moisés tomou à frente a libertação do povo de Deus, e Miriã foi uma companhia constante de seu irmão. Ela também era considerada profetisa.
Ex.15:20 – “Então Miriã, a profetisa irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão e todas as mulheres saíram atrás dela com danças.”
Estas danças acompanhadas de cantos de louvor ao Senhor ficaram conhecidas como “o cântico de Miriã”.
Sendo considerada uma líder, rebelou-se contra o irmão quando este tomou como mulher uma cusita (etíope), que era fora da linhagem (Nm.12:1.2).
Por sua atitude de rebelião, também compartilhada por seu irmão Aarão, foi atacada por lepra e ficou afastada durante sete dias da congregação. Mas a intercessão de Moisés diante de Deus a curou, e depois do período de purificação, voltou ao convívio de todos.
Miriã era muito estimada por Moisés, que ficou muito abalado com sua morte no deserto de Cades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!