segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SÍNDROME DA PERFEIÇÃO




 Mt.19:21 – “Se quiseres ser perfeito vai, vende tudo o que tendes e dá-os aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.”
A mania de perfeição nos transforma em críticos severos que ao menor deslize tem um dedo em riste apontado para os infratores.
Ninguém é perfeito! Esta síndrome da perfeição nos leva a magoar as pessoas que mais amamos.
Se olharmos bem de perto, sempre acharemos o que reclamar. Haverá sempre um senão, para os que sofrem deste mal, que priva a liberdade de quem está procurando agradar, simplesmente.
Intolerância e insatisfação tornam as pessoas amargas e  esquecem que Deus é misericordioso  e que a sua bondade se renova em cada manhã.
A única maneira saudável de viver é mantendo os olhos fixos em Jesus, olhando para o alto, para o autor e consumidor de nossa fé.
Fil.4:8 – “Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for amável, tudo o que for puro,  tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nestas coisas.”
Nossos olhos é o espelho de nossa alma. Se nossos olhos forem bons o que refletiremos é a luz e os pontos obscuros não terão nenhum destaque.
Citamos como exemplo os israelitas que atravessaram o deserto: depois de terem assistido todos os sinais e maravilhas para sua libertação, criticaram Moisés pela falta dos alhos e das cebolas.
A insatisfação pessoal leva à transferência para os que estão mais próximos e que tem o desejo de viver bem e pacificamente.
Is.26:3 – “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque confia em Ti.”
Sinceramente, eu gostaria de saber o que passou pela cabeça de Adão e Eva que tiveram que sair do Éden, porque o que haveria de melhor além de todo o conforto, e de serem visitados diariamente pelo Senhor? Foi justamente o desejo de achar defeito naquilo que já era muito bom...
Se conseguirmos enxergar o que nos impede de seguirmos os passos de Jesus e assim alcançarmos a vida eterna, precisamos abandonar nosso desejo de perfeição, deixar os velhos hábitos. E, como sugeriu Jesus, desapegarmos das riquezas antigas, que nos davam prazer e credibilidade, livres para ser dignos de simplesmente servir ao Senhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!