quarta-feira, 17 de maio de 2017

DOMÍNIO PRÓPRIO




   Gn.4:5 – “Mas para Caim e para a sua oferta, não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.”
Caim ficou frustrado diante da recusa do Senhor aceitar sua oferta; quando nos sentimos rejeitados nossa primeira reação é de ira e precisamos aprender a dominar nossos instintos e identificar qual foi a causa da rejeição. A ira e a revolta são sentimentos  de quem sabe que agiu errado, e se nossos desejos não podem ser controlados, erramos feio. O pecado, a primeira vista pode ser agradável e desejável, mas nossos erros nos afastam de Deus.
O Senhor falou amavelmente à Caim:
Gn.4:7 – “Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E se não fizeres bem, o pecado jaz a sua porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.”
A oferta de Abel oferecendo as primícias de seus animais foi levada em conta por Deus, mas Caim lhe ofereceu o que se apresentava  no momento, e não era o melhor.
As ofertas de primícias, ou reservar o melhor para Deus, são conhecidas como “terumã”.
Caim transferiu sua ira contra Deus matando seu irmão. Precisamos de domínio próprio para impedir que o desejo do inferno tome conta de nosso coração. Devemos deixar de lado o ciúme, a inveja, a mágoa e o rancor, para também receber o melhor de Deus.
I Re.19:3 – “E Acabe fez saber a Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada os profetas.”
O cenário era o Monte Carmelo e Elias achou que através disto Acabe se voltasse para o Deus verdadeiro, mas ao contrario disto, Jezabel mandou seus mensageiros para ameaçá-lo de morte e Elias fugiu, deixando seu servo em Berseba e indo para o deserto, pedindo para que o Senhor o matasse.
Temos que saber também dominar o desejo de desistir, não deixar que o desânimo tome conta de nosso coração, mesmo quando tentamos fazer tudo certo, mas dá errado e também ficamos frustrados nos indagando: Que mais posso fazer?
Mesmo que aparentemente esteja errado, não desista, revista-se com toda a armadura de Deus (Ef.6:13) e continue lutando. Não abandone o seu lugar de filho de Deus, jogue fora no lixo todos os desejos contrários à vontade de Deus e receba a Sua força.
A vontade do Senhor é que você prevaleça contra todos os maus desígnios e vença através do domínio próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!