segunda-feira, 30 de abril de 2018

NÃO SE TRANSFORME NUM IDOLATRA


 Deut.7:25 – “As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo, a prata e o ouro que estavam sobre eles não cobiçarás, nem a tomarás para ti para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus.”
Idolatria é substituir o lugar reservado para Deus, e este é um dos pecados que mais aborrece ao Senhor.
Ex.20:2,4 – “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não tereis outros deuses diante de mim. Não fareis para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há acima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”
Esta ordem foi dada à Moisés, depois da retirada do povo do Egito para livrá-los de toda a idolatria e adoração aos deuses estranhos.
Deus não divide sua glória com ninguém, e temos que tomar muito cuidado para não nos transformar num idólatra. O apego excessivo por nossos queridos ou por coisa que possuímos, levam à idolatria. Sua glória não pode ser reduzida à uma imagem de um metro ou mais, ou mesmo através de pessoas proeminentes, como astros de cinema, celebridades, jogadores e até mesmo grandes homens de Deus. Tê-los como referência é aceitável, mas a admiração não pode extrapolar os limites!
Hab.2:18 – “Que aproveita o ídolo, visto que seu artífice o esculpiu e a imagem de fundição, mestra de mentiras, para que o artífice confie em sua obra, fazendo ídolos mudos? Ai daqueles que dizem ao pau: acorda! E a pedra muda: desperta!Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum.”
O Senhor havia dado ordens expressas ao povo para que destruíssem completamente os cananeus, fereseus, jebuseus, povos numerosos, para que possuíssem a Terra Prometida, e a vitória seria completa depois da retirada de todas as abominações existentes. Depois da tomada de Jericó, houve a derrota em Aí, cidade de menores proporções, motivada pela desobediência de Acã, que tomou a capa babilônica e a prata e o ouro eram para ser queimados (Js.7). 
Em Atos 3 é relatada a história do coxo pedinte da Porta de Formosa, e o povo tentou transformar Pedro e João em ídolos, mas foram seriamente repreendidos pelos apóstolos!
At.3:12 – “Porque olhais para nós como se virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?”
Pedro e João foram apenas instrumentos usados por Deus, porque quem liberta e cura é Deus, e não podemos dar a honra e a glória que pertencem a Deus.
Sl.115:1 – “Não a nós Senhor, não a nós, mas ao teu Nome dá gloria, por amor de tua benignidade e da tua verdade.”
Pessoas ou coisas não podem ocupar o lugar reservado para Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!