domingo, 28 de fevereiro de 2021

MENTES RENOVADAS

 II Co.5:17 – “Assim que, se alguém esta em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo.”

Quem pode deter a velhice?

Nossos corpos estão pouco a pouco sendo degenerados, nossas forças estão sendo minadas, e neste processo de envelhecimento, nosso corpo está fadado a corrupção.

Há diversos vestígios desta degradação:

Inflexibilidade – não só física, mas também mental, sem querermos mudar nossos hábitos, ou com o seguinte lema: Eu sou assim e ninguém vai me mudar.

Irritabilidade – qualquer argumento contrário aos seus princípios promovem   rancor e instabilidade emocional.

Volta ao passado – As lembranças antigas são descritas como se tudo de hoje em dia, não tem grande valor, olhando apenas pelo retrovisor, não dando espaço para as coisas novas.

Longos discursos – a longa oratória para convencimento de suas idéias, revelam falta de humildade e arrogância.

Não temos a máquina do tempo a nosso serviço para usá-la para o passado, o presente e o futuro. Mas hoje é o dia da salvação!

Ef.5:16 – “Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”

Esta é a obrigação individual de quem quer ter uma mente renovada.

A salvação é a meta a ser alcançada. Atravessamos um deserto e o desânimo nos impede de atingirmos o oásis; estamos sedentos até chegarmos a Fonte de Água Viva, a nossa fonte da juventude. Não existe estabilidade até alcançarmos nosso destino quando somos tomados da fadiga, do enfado e da passividade, esquecidos das promessas de renovação de nosso corpo, alma e espírito.

Lembremos de Abraão que foi levantado em sua velhice, assim como Sara a sua mulher. Como poderiam prever que gerariam um filho que o transformaria em Pai das Nações?

Mt:19:26 – “E Jesus, olhando para eles disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas para Deus, tudo é possível.”

Quem segue seu próprio caminho e sempre sabe aonde vai, não seguem a Deus, pois seus caminhos são inescrutáveis.

Não podemos deixar que os acontecimentos do passado impeçam de alcançar o presente e o futuro. Que a nossa sede de Deus nos leve ao destino certo, e seja este nosso clamor diário:

- Minha lama tem sede de Ti ! (Sl.42:1)

Com nossos olhos voltados para Jesus, o autor e consumador de nossa fé, firmemo-nos para a sua ressurreição, livrando-nos de todas as nossas carências e na esperança de chegarmos a Canaã, a terra prometida.

Josué e Calebe, se mantinham nesta visão e foram os únicos que restaram e alcançaram e possuíram o seu lugar na terra da promessa, depois de quarenta anos de peregrinação no deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!