sexta-feira, 2 de abril de 2021

ENTENDENDO A CRUCIFICAÇÃO

Entre os romanos a pena da crucificação era infligida somente aos escravos ou a quem cometia crimes hediondos. Era uma crueldade o que precedia ao ato da crucificação: açoitavam e dilaceravam seu corpo e obrigavam-no a carregar a cruz.

Muitos dos que eram apenados resistiam até três dias este martírio, com grande sofrimento e muita sede; se ultrapassassem este período,  suas pernas eram quebradas para apressarem a sua morte.

A crucificação era tida como a mais ignominiosa morte, e inspirava grande angústia. Ser condenado à cruz era incorrer no escárnio e na maior desonra pública.

Esta pena imposta a Jesus transformou-se em símbolo da nossa redenção, pois Ele foi exposto nesta cruz para que seu sacrifício fosse aceito por Deus Pai, para a nossa justificação.

I Co.1:18 – “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos é o poder de Deus.”

Até hoje muitos não entendem o grande propósito de Deus, mas nós os cristãos, sabemos que esta decisão foi que se por um homem, Adão, entrou o pecado e perdemos a comunhão com Deus, por seu Filho, Jesus, nos transformou novamente em filhos de Deus.

Gl.3:13 – “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.”

O castigo imposto a Jesus na cruz representa a nossa maior conquista.

I Co.1:30 – “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.”

Neste momento, em que estamos enfrentando esta crise em que as igrejas se fecham, procuro trazer à lembrança, o mistério de sua crucificação, já prevista pelo profeta Isaias.

Is.53:5 – “Mas ele foi ferido pela nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

È muito difícil aquilatar seu sofrimento, será que teríamos algum crédito ou merecimento?

II Co.5:21 – “Aquele que não conheceu o pecado, fez-se pecado por nós e pela suas pisaduras fomos curados.”

O amor e a fidelidade de sua Palavra é nosso verdadeiro aval; porque mesmo quando erramos e nos arrependemos, Ele nos concede o perdão.

Col.2:13,14 – “Havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças: cravou-as na cruz.”

A cruz representa a nossa redenção; Teletestai – está consumado, foi a última palavra dita por Jesus, antes de expirar (Jo.19:30). Nossa salvação está contida em Cristo Jesus até a nossa eternidade.

I Co.15:19 – “Se esperarmos em Cristo, só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.”

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!