quinta-feira, 30 de março de 2017

A RECUSA DE DANIEL E SEUS COMPANHEIROS


Dn.6:3 – “Então o mesmo Daniel se distinguiu destes príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em constituí-lo sobre todo o  reino.”
Durante o reinado de Dario, Daniel se destacava como um verdadeiro homem de Deus.
Dn.6:4 – “Então os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel à respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era ‘fiel’ e não se achava nele ‘vício’ nenhum.”
A inveja  o ciúme levam o inimigo a tramar contra os homens e mulheres de Deus.
Estes homens lançaram então um edito para que somente o rei fosse exaltado. Este decreto visava a submissão total ao rei Dario, mas Daniel obedecia à outro Rei.
Dn.6:10 – “Daniel pois quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, e três vezes por dia; se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus. Como também antes costumava fazer.”
Injustiça é a transgressão feita ao justo, e mesmo perseguido Daniel levava a sério sua vida secreta de oração à Deus.
Como a palavra do rei não podia voltar atrás, Daniel foi condenado à cova dos leões (Dan.6:15). Apesar de desgostoso, o rei foi obrigado a concordar com esta sentença.
O teu Deus, a quem continuamente serves, Ele te livrará, foi o que disse Dario.
Nosso compromisso e nossa lealdade a Deus nos dão condições de livramento.
A fé e a fidelidade de Daniel e de seus companheiros já havia sido provada no reino de Nabucodonozor, quando seus companheiros foram jogados na fornalha ardente pelo mesmo motivo de não se submeterem à adoração da estátua eregida ao rei. Mas mesmo atirados na pira, os jovens continuaram adorando ao único Deus verdadeiro e nenhuma chama os abrasou.
Dn.3:17 – “Eis que nosso Deus, a quem servimos, é que nos pode livrar, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.”
A comprovação do fato que estes homens não haviam sido carbonizados, levou o rei a crer que o único  Deus verdadeiro que podia livrar era o Deus de Israel.
Dn.3:28 – Falou Nabucodonozor dizendo: Bendito seja o Deus de Sadaque, Mesaque e Abdenego, que enviou seu anjo e livrou seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar seus corpos  para que não servissem nem adorassem outro Deus, senão o seu Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!