terça-feira, 18 de julho de 2017

Estudo da Carta aos Efésios - 2ª parte


Pensávamos que sabíamos alguma coisa a respeito das influências e das circunstâncias que nos levaram a nos tornarmos cristãos, pela crença em Nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Mas não! Quando lemos a história da salvação, chegamos à conclusão de que nada sabíamos; que a história real, as fontes e as forças que produziram a nossa fé atingem um passado sem data que não depende de nós.

1.  Narrativas pré-históricas:

GÊNESIS – Os antecedentes da terra como o lar do homem.
JOÃO – Os antecedentes de Cristo como o Salvador do homem.
EFÉSIOS – Os antecedentes do cristão como os redimidos de Deus. Efésios nos apresenta a gênese da nossa própria alma. Pois sabemos de onde viemos e a quem atribuir nossa existência.

2.  A obra tríplice do Deus Triuno:
   
a) A parte do Pai em nossa redenção:
Ef.1:3,6 – Bendito seja  Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, nas regiões celestiais em Cristo. Pois nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor, nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade, para louvor da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
Ele nos escolheu antes que o mundo tivesse início (passado).
Por essa eleição, temos a posição de filhos (presente).
E estamos certos de sermos aceitos no Amado (futuro).

b) A parte do Filho em nossa redenção:
Ef.1:7-12 – Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça, que ele derramou profundamente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento. E desvendou-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra. Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, a fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.
Ele obteve a nossa redenção através do seu sangue (passado).
Ele está realizando em nós sua sabedoria e sua vontade por revelação (presente).
Ele nos assegura uma herança (futuro).

c) A parte do Espírito Santo em nossa redenção:
Ef.1:13,14 – É também nele que vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da vossa herança, para redenção da propriedade de Deus, em louvor da sua glória.
Nossa fé foi despertada pela escuta da Palavra de Deus (passado).
Ele nos tem selado com o Espírito Santo da promessa (presente).
Este é o penhor de nossa herança até a redenção plena final (futuro).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!