sexta-feira, 21 de julho de 2017

O PODER DO QUE FALAMOS



 Lc.6:45 – “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal,  porque da abundância do seu coração fala a boca.”
Tg.1:26 – “Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes engana seu coração, a religião deste é vã.”
Devemos pesar as palavras que dizemos. Muitas vezes falamos o que não queremos e sofremos a conseqüência deste ato impensado.
A língua é um membro pequeno, mas pode incendiar os corações (Tg.3:5).
Paulo em sua sabedoria fala que com a língua podemos bendizer ou maldizer (Tg.3;9).
Todo homem sábio consegue fazer bom uso de suas palavras. Manter a boca fechada, em certas circunstâncias, traz benefícios inimagináveis.  A vida de uma pessoa pode ser destruída através da maledicência e de fofocas, mas isto pode e deve ser evitado se usarmos o mesmo critério usado por Davi:
Sl.141:3 – “Põe Senhor uma guarda em minha boca, guarda a porta de meus lábios.”
Fomos criados para o louvor e a glória do Senhor, para levarmos as boas novas e a mensagem do amor de Deus por nós, portanto precisamos evitar palavras torpes e vãs. Se a sua conversa não está edificando o próximo, conserve sua boca fechada. Se você não consegue dar uma palavra de esperança para alguém que está atravessando uma situação difícil, refreie sua língua, pois temos controle sobre ela!
Quando formos julgados por Deus, teremos  que prestar conta daquilo que tivermos dito.
Mt.12:36,37 – “Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.”
Não devemos falar demais (Pv.10:19)
Não devemos usar palavras frívolas (Mt.12:36)
Não devemos dar falsos elogios (Pv.29:5)
Precisamos ser verdadeiros e coerentes e não falar além do necessário. Seja seu sim, sim; seu não, não; o que passa disto, provém do maligno.
Através da Palavra, Jesus nos ensina:
Mc.11:23 – “Qualquer que disser a este monte: ergue-te e lança-te ao mar e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz: será feito o que disser.”
Precisamos entender este princípio bíblico, pois tudo foi criado através do comando dado por Deus, através da Palavra: Haja luz!  (Gn.1:3)
A nossa vitória está em crermos no poder que há de proferirmos a palavra certa, determinando assim as bênçãos para nossas vidas.
Este canal de vida precisa estar sempre aberto e limpo para que sempre façamos o bom uso daquilo que falamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!