sábado, 9 de janeiro de 2021

CUIDE DO SEU CORAÇÃO

Pv.4:23 – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida."

Nosso coração é a sede das nossas emoções e representa a fonte de amor para os eternos enamorados.

Este conceito é expandido; mas, na linguagem bíblica ele é a fonte de nossa vida, é o lugar da morada de Deus.

Ef.3:17 – “Para que  Cristo, habite pela fé nos vossos corações, a fim de que estando arraigados e fundamentados em amor.”

O coração, além de representar o sinal de nossa vida, atua como filtro de nossos desejos.

Lc.6:45 – “O homem bom, do bom coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.”

Há várias formas para definir o coração:

Coração atendente – é aquele que ouve e obedece todos os princípios de Deus.

Coração maleável – é aquele que ouve, porém titubeia e, finalmente escolhe seguir ao Senhor.

Coração compassivo – é aquele que recebe e que exercita a caridade, é o dom da compassividade, da solidariedade, da caridade e da bondade de Deus. Sua misericórdia  é sempre atuante.

Coração entorpecido – é aquele que recebe a aceita a mensagem de Deus, mas pela passividade, não toma nenhuma atitude e por fim desanima e se estaciona nesta total imobilidade.

Coração rebelde – é aquele que rejeita a Deus e determina que jamais seguirá seus passos. Este é coração endurecido,  cujas ações o levam a praticar atos de crueldade, sem qualquer emoção ou piedade, característica principal dos assassinos, e dos que praticam toda a espécie de maldade.

Podemos comparar todas estas formas, com a parábola do semeador e todos os tipos de solo.

Hb.4:7 – “Hoje se ouvirdes  sua voz, não endureçais os vossos corações.”

Is.11:2 – “O Espírito do Senhor está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar as boas novas aos mansos, enviou-me para restaurar os contritos de coração.”

Esta promessa foi cumprida através de Jesus (Is.11:2) com sua vinda, e a salvação é anunciada para curar os corações contritos, e decretar a liberdade dos aprisionados pela alma, corpo e espírito.

Vemos que o Senhor quer que nosso coração esteja disposto a seguir sua proposta para desfrutarmos de uma vida abundante e próspera.

Minha expectativa através destes  poucos exemplos, e que possamos refletir no amor de Deus, que deseja que todos se salvem e cheguem ao pleno conhecimento de Deus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!