quarta-feira, 4 de agosto de 2021

PRECONCEITO

 Preconceito é um sentimento ou uma opinião desfavorável ou não, sem qualquer exame crítico. Como a própria palavra diz, é um conceito prévio, sem nenhuma constatação evidente. A princípio é sempre uma idéia desfavorável, insensata, de natureza egoísta, hostil e generalizada, com conseqüências avassaladoras, pois indica uma intolerância exacerbada e é prejudicial a qualquer grupo étnico, político ou religioso. É uma barreira que dificulta ao homem compreender a realidade; move as pessoas a não ver, ouvir e aceitar que outros possam pensar de forma diferente. É uma incapacidade, intolerância, falta de aceitação, falta de respeito, indiferença ao próximo. Contraria todos os princípios de humildade. Este é o reflexo de uma sociedade sem amor, onde a soberba é tudo, não admitindo que nada possa fluir diferente  daquilo que pensam.

Na história, desde o princípio, temos exemplos sobre atitudes tomadas por líderes políticos e religiosos que tentaram e, na maioria das vezes  conseguiram, exterminar,  ou quase,  uma raça. Vemos a perseguição que até hoje enfrentam nossos irmãos judeus, cristãos e protestantes, brancos, negros e  índios. Mas com nosso Deus  não é assim...Deus não trata ninguém com injustiça e não faz acepção de pessoas.

II Cr.19:7 – “ Agora pois, seja o temor do Senhor convosco, guardai-o e fazei-o; porque não há em nosso Deus iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes.”

Jó 34:19 – “Quanto menos aquele que não faz acepção de pessoas, de princípios, nem estima o rico mais que o pobre, porque todos são obras de suas mãos.”

At.10:34 –“ Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas.”

Rm.2:11 – “Porque para com Deus não há acepção de pessoas.”

Gl.2:6 –“ E, quanto àqueles que pareciam alguma coisa (pouco se me dá se tenham sido em outro tempo ou não), Deus não aceita aparência do homem.”

Ef.6:9 – “E vós, senhores, fazei o mesmo com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com Ele, não há acepção de pessoas.”

Jesus tentou ensinar que o preconceito não era princípio de Deus. Mostrou isso ao falar com os fariseus, que entregavam suas ofertas ao templo e maltratavam seus velhos pais. No sermão do monte ensinou que valíamos mais do que passarinhos. Perdoou a pecadora que os homens queriam apedrejar. Lavou os pés de seus discípulos. Curou os leprosos, vítimas de um brutal preconceito, pois não podiam viver no meio da sociedade, também curou coxos e os cegos que eram considerados párias e não desprezou a ajuda das mulheres, que sempre o acompanhavam.

Mateus e Zaqueu, que trabalhavam para os romanos, também eram vítimas do preconceito gerado entre os próprios judeus. Mas dentre todos, quem sofreu o maior preconceito foi Jesus; da nação, dos religiosos  e dos discípulos. Em sua trajetória na terra observamos que ele se despojou de sua divindade. Tornou-se menor que os anjos:

Sl.8:5 – “Contudo, pouco menor que os anjos o fizeste, e de glória e honra o coroaste.”

Jesus, ao assumir sua forma humana, igualou-se a qualquer um de nós; e é esta a comparação que pode ser feita ao lermos este salmo. Tornou-se servo:

Fil.2:7 – “Esvaziou-se a si mesmo e tomou a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.”

Podemos dizer que a humildade é o antídoto perfeito para o preconceito.

Mt.11:28,29 –“Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração.”

Humildade não significa baixa auto-estima. Significa pureza de coração, aceitação ao próximo. Temos que neutralizar qualquer forma de orgulho, de soberba, de presunção, para que nosso coração não endureça e esqueçamos do temor do Senhor e não nos tornemos preconceituosos. Se vivermos a cada dia os princípios da Palavra de Deus, certamente nos identificaremos com o caráter daquele que nos criou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!