sábado, 4 de junho de 2016

A EXCELÊNCIA DA SABEDORIA






 A Bíblia nos declara que a sabedoria orientou Deus em todo seu processo criativo (Pv.8:22,30).
Pv.8:22 – “O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então e antes de suas obras.”
A sabedoria busca, através da reflexão, da observação e do conhecimento, a essência de nossa relação com Deus e com o mundo.
A sabedoria tem em seu fundamento o temor ao Senhor e a observância de seus mandamentos.
Sl.111:10 – “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, bom entendimento têm todos os que lhe obedecem: o seu louvor permanece para sempre.”
Moisés, ao apresentar todos os mandamentos recebidos diretamente de Deus, instruiu seu povo para que seguisse todas as instruções para que fossem distinguidos diante dos outros povos.
Deut.4:6 – “Guardai-vos pois e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Este grande povo só é gente sábia e entendida.”
A sabedoria é nossa jóia preciosa, é um tesouro que guardamos dentro de nós.
Pv.8:11 – “Porque é melhor a sabedoria que os rubis, e de tudo o que se deseja, nada pode ser a ela comparada.”
Na carta escrita aos Colossenses, Paulo declara:
Col.2:2 – “Para que seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor, enriquecidos da plenitude da inteligência, para o conhecimento do mistério de Deus-Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.”
Muitas vezes sentimo-nos incapazes, esquecendo-nos de que Deus não nega sabedoria a ninguém:
Tg.1:5 – “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”
A sabedoria, além de nos dar entendimento, nos leva à prudência e nos dá o discernimento para nos livrar do mal, da soberba e da arrogância.
Pv.8:13 – “O temor do Senhor é aborrecer o mal: a soberba e a arrogância e o mau caminho e a boca perversa.”
A sabedoria não consiste nos bens que possuímos. Ela nos traz equilíbrio, pois é a sabedoria que o mundo não nos dá, não é terrena, mas vem do alto.
Finalizando, podemos dizer que a personificação de toda a sabedoria é Jesus, o verbo que se fez carne, habitou entre nós, e á a ação de Deus, que unido a Ele fez parte de toda a criação:
Pv.8:30 – “Então eu estava com Ele e era seu arquiteto, era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele todo o tempo.”
Para termos o entendimento deste mistério precisamos da sabedoria do alto, e posso lhe garantir que o povo que a adquire pode ser considerado o povo mais feliz da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!