segunda-feira, 27 de junho de 2016



ORGULHO


Pv.16:18 – A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda.”
Muitas vezes o orgulho nos impede de receber as bênçãos de Deus. Naamã era chefe  do exército da Síria, um homem respeitado, porém era leproso e uma das  servas de sua mulher, uma israelita, aconselhou-o a procurar um  homem de Deus, para que fosse curado (II Re.5:1).
Primeiramente, este homem do alto escalão pediu ao rei da Síria para que interviesse a seu favor, para se apresentar diante do rei de Israel que ao receber tal carta, muito se indignou.
II Re.5:7 – “Sou eu Deus, para matar ou vivificar, para que este envie a mim, para eu restaurar a um homem de lepra?”
A referência estava errada, era o homem de Deus que poderia fazer algo à respeito, este homem era Eliseu, o profeta.
II Re.5:8 – “Deixai-o vir a mim, e saberá que há um profeta em Israel.”
A indicação foi dada a Naamã: que procurasse o profeta de Deus. Achando que seria recebido por ele, Naamã muito se indignou ao receber as ordens de seu mensageiro:
II Re.5:10 – “Vai e lava-te sete vezes no rio Jordão e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.”
Naamã achava que seria recebido com pompas pelo profeta e ficou irritadíssimo com as ordens recebidas de um subalterno. Estamos acostumados com isto, pois as pessoas de alto gabarito se acham no direito de serem recebidos com um tratamento especial, não aceitando ordens de pessoas comuns, e vão logo questionando: Sabe com quem está falando? Sabemos que o orgulho não traz cura nem salvação...
Ao saber que teria que se lavar no rio Jordão tornou a reclamar:
II Re.5:12 – “Não são porventura Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores que todas as águas de Israel?
Mesmo contrariado, foi convencido pelos seus servos a obedecer a ordem dada pelo profeta, e o resultado foi a sua cura e purificação.
As mensagens dadas pelos profetas de Deus não devem ser desprezadas, é um bem que não podemos desperdiçar. Para quebrantar nosso orgulho, temos que ser provados e aprovados.
Ao aceitar as condições determinadas pelo profeta de se banhar no rio Jordão, um rio poluído, Naamã se submeteu a vontade de Deus, e o resultado foi a sua cura. Por mais difícil e incoerente que pareça, ao seguirmos a orientação do Senhor, estamos na direção correta.
Pv.8:9 – O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.”   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!