segunda-feira, 20 de junho de 2016

CORAÇÃO HUMILDE





Sl.138:6 – “Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde.”
Humildade é a inexistência do orgulho, é uma qualidade difícil de ser encontrada atualmente. Humildade não significa incapacidade ou timidez, podemos ser humildes, mas sólidos em nossas opiniões, não se deixando levar pelo vento de qualquer doutrina (Ef.4:14).
Uma pessoa humilde está sempre disposta a escutar o que os outros tem a dizer, respeitando suas posições, sem ficar irritado ou contradizer, evitando contendas.
Aos humildes está reservada a sabedoria do alto, pois seu coração atendente é despertado para boas ações e seus sentidos estão sempre alerta para perceber quando algo não vai bem com o seu próximo.
Pv.11:2 – “Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com o humilde está a sabedoria.”
No Sermão do Monte, nas bem aventuranças está escrito:
Mt.5:3 – “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Jesus nos deu muitos exemplos de humildade: ao lavar os pés de seus discípulos, a aceitação de sua morte na cruz, ao chamar de amigo, aquele que o traiu. Ele mesmo declarou sua humildade e sua mansidão:
Mat.28,29 “Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”
Discorrendo pela bíblia podemos apontar gestos de pessoa que exercitaram a humildade:
João Batista – “E pregava dizendo: após mim vem aquele que é mais forte do que eu, ao qual não sou digno de, abaixando-me, desatar as correias de suas alparcas” (Mc.1:7). Ele também afirmou: Convém que ele cresça e eu diminua.”
Moisés - ao ser convocado por Deus declarou: “Quem sou eu, que vá ao Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? “(Ex.3:11).Não sei falar...argumentou.
Jeremias – “Então disse eu: Eis que não sei falar; porque sou uma criança” (Jer.1:6).
Paulo – sou o menor dos santos (Ef.3:8), não sou digno de ser chamado apóstolo (ITim.1:13,15).
No salmo 8 Davi declara: “Que é o homem mortal para que te lembres dele, e o filho do homem, para que o visites?” (Sl.8:4)
Esta consciência da dependência de Deus, de sua soberania, nos mostra o caráter das pessoas que tem um coração humilde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!