segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

RESTITUIÇÃO

Restituição é o ato de devolver ao legítimo dono algo que lhe foi tomado.

Lev.6:2,5 – “Quando alguma pessoa pecar, e transgredir contra o Senhor, e negar ao seu próximo o que se lhe deu em guarda, ou o que depôs em sua mão, ou o roubo, ou o que retém violentamente ao seu próximo, ou o que achou perdido, e o negar com falso juramento, ou fizer alguma outra coisa  de todas que o homem costuma pecar; será pois que porquanto pecou e ficou culpado, restituirá o que roubou, ou o retido que retém violentamente, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou, ou tudo aquilo sobre o que jurou falsamente; e o restituirá no seu cabedal, e ainda sobre tudo isto acrescentará o quinto, àquele de quem é e o dará no dia da expiação.”

Esta lei mosaica foi apresentada para aqueles que temporariamente ficavam com seus bens indisponíveis por algum motivo, seja por roubo, por acidente ou por dificuldade financeira.

Se fosse uma propriedade esta deveria ser devolvida com um acréscimo de 20% do seu valor, ou seja, um quinto a mais.

Se fosse um animal vivo (boi, jumento, ovelha) a restituição seria dobrada. Nos animais mortos, quadruplicada se fossem ovelhas, e quintuplicada se tratasse de bois.

O profeta Samuel quando deixou de julgar Israel e ungiu Saul como rei, ao abrir mão de seu cargo, falou ao povo que havia exigido um rei para governá-los:

I Sam.12:3 – “Eis-me aqui, testificai contra mim ao Senhor, e perante o seu ungido, a quem tomei o boi, a quem tomei o jumento, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho tomado presente e com ele encobri meus olhos, e vo-lo restituirei.”

I Sam.12:4 – “Então lhe disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma de alguém.”

Estes princípios bíblicos deveriam reger a vida de todos os homens, porém, não é isto que temos visto ultimamente, principalmente nos meios políticos, e nas autoridades que governam nosso país.

Estão roubando nossa herança, pois a terra foi dada ao homem para governá-la.

Sl.115:16 – “Os céus são os céus do Senhor; mas a terra deu-a aos filhos dos homens.”

Lc.19-8 – “E levantando-se, Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que dou aos pobres metade de meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”

Em sua conversão, Zaqueu, por ter sido um homem que havia feito muitos negócios ilícitos, prometeu devolver a quem havia extorquido e repartir seus bens com os pobres!

 Como precisamos de homens em que a luz de Deus possa refletir e convencê-los da verdade!

Is.42:22 – “Não obstante, é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas e escondidos em cárceres, são postos como presa, e ninguém há quem os livre, por despojo, e ninguém diz:restituí.”

Apesar de estarmos sendo confrontados com tais fatos, ainda podemos confiar nas promessas arroladas na Palavra de Deus.

O que está sendo roubado de você? -Seus bens, sua saúde, seu ministério...

Reivindique do Senhor a restituição, porque receberá no mínimo o dobro do que lhe levaram.

É um direito nosso, é promessa de Deus, pois temos direito de viver uma vida abundante!

Jo.10:10 – “O ladrão não vem senão para a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.”

O inimigo não pode tripudiar de nossa fé. O exército do maligno tenta nos roubar, além da herança dos escolhidos, nossa identificação com Deus. Vale lembrar, que o total dos anjos caídos foi de 1/3, mas ainda temos 2/3 que trabalham a nosso favor!

Jl.2:25a – “E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador.”

Zc.9:12 – “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.”

São promessas dadas por Deus através de sua Palavra e ele zela para que elas sejam cumpridas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!